Olá galera! Resolvi escrever este artigo para ajudar aqueles, que assim como eu, curtem colecionar mangás/HQ's que encontram pela internet. 

Se você costuma baixar os mangás pelo Mangá .comLeite ou por qualquer outro scan, deve ter observado que, geralmente, os arquivos estão compactos com a extensão .rar.zip ou .cbrAí vem a pergunta: como ler o capítulo/volume sem precisar descompactá-los?
Se você já teve essa dúvida, recomendo dar uma conferida no programa YACReader.

Clique para ir à pagina do desenvolvedor
YACReader é um leitor gratuito de mangás/HQ's com suporte a vários tipos de arquivos e imagens. Já tive a oportunidade de utilizar outro leitores, mas o YACReader foi o que se mostrou mais prático, completo e estável!

Interface do YACReader
Chega de papo, vamos para o tutorial de como usar o programa.

Como utilizar o YACReader para ler mangás

Inicialmente, vá ao site do projeto http://www.yacreader.com/downloads, e faça o download de acordo com o sistema operacional que você usa (Windows, Linux ou outro). 

A instalação no Windows é a instalação padrão de aplicativos. Após baixar o arquivo, basta dar dois cliques sobre o YACReader.exe e seguir as instruções (resumindo, next-> next-> next->finish).

Depois de instalar, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo (ou selecione o arquivo e aperte F2) capítulo/volume que você deseja ler e selecione "Renomear". Se o arquivo estiver com a extensão .rar ou .zipmude a extensão para .cbrSegue um exemplo para facilitar

Antes de renomear: meumanga.rar ou meumanga.zip 

Depois de renomear: meumanga.cbr

Fazendo assim, o Windows já reconhecerá a extensão do arquivo e o abrirá usando o YACReader. Para ler o mangá, basta clicar em cima dele e usar as setas "Esquerda" e "Direita" para trocar de página. :p

Criando uma biblioteca no YACReader

Uma das funções mais interessantes do YACReader, certamente é a possibilidade de criar uma biblioteca com os seus mangás. Abaixo coloquei algumas imagens da minha biblioteca. \o/

Exemplo de visualização da biblioteca

Exemplos de visualização da biblioteca
Para criar a sua biblioteca no Windows, vá em Iniciar ->Arquivos de programas -> YACReader -> YACReader Library e abra o programa.
Antes de criarmos a biblioteca em si, vamos organizar os nossos arquivos.
Crie uma pasta com todos os seus mangás.

Exemplo: Suponhamos que você tenha os mangás do Naruto, Sket Dance e do Hungry Joker (diretamente baixado do nosso scan :) ).
Crie uma pasta chamada "Mangas", sem aspas,  e dentro dela três pastas chamadas NarutoSket Dance e Hungry Joker.

Coloque dentro de cada pasta, os capítulos/volumes dos respectivos mangás.

Finalmente, dentro do YACReader Library, procure o botão para criar uma nova biblioteca (na versão atual , v.5.5, ele fica no topo à esquerda).

Clique no botão destacado  com o círculo vermelho
Clicando no botão, abrirá uma janela semelhante a mostrada abaixo:

Tela para a criação da biblioteca
Em Library Name, escolha um nome para sua biblioteca.
Em Comic Folder, clique no botãozinho (...que fofo! ) à direita e escolha a pasta onde você colocou sua coleção de mangás. No nosso exemplo, seria a pasta "Mangas". 

Finalmente, clique em Create, para que sua biblioteca seja criada. Lembrando que quanto maior for a quantidade de mangás da sua coleção, mais demorado será o escaneamento.

Atualizando a biblioteca

Quando você adicionar um novo capítulo/volume em sua coleção, abra o YACReader Library e clique no botão destacado na imagem para atualizar a sua biblioteca.

Clique no botão destacado  com o círculo vermelho

Então galera, é isso! Muito bacana esse tutorial!


Espero que tenham gostado do tutorial e que ele facilite a vida de vocês na hora de gerenciar e ler seus mangás favoritos.

Qualquer dúvida na instalação do programa ou de como configurá-lo, basta comentar :p



Um abraço!

Clique aqui para baixar a versão em PDF do tutorial.