Ola pessoal, tudo bem?

Resolvi criar esse artigo para esclarecer algumas duvidas básicas como por exemplo:
- O que é mangá;
- Como os mangás são publicados no japão;
- Como se produz um mangá;
- Quanto tempo um mangá vira anime;

espero que ajude !!!
           "" não esqueça de comentar !!! ""



O que é mangá?

Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente.
Foi criada a partir dos aparecimentos dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os makimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados.
O termo mangá surgiu em 1814, nos Hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Já o mangá moderno tem como pai, o mangaká (desenhista de mangás) Osamu Tezuka, que influenciado pelos cartuns ocidentais (como Popeye) e de quadrinhos clássicos da Disney e fazendo uso de técnicas e gêneros inovadores, tornou-se o principal responsável por popularizar esse tipo de literatura no Japão.
Desenho de um emakimono
Ref.: Brasil escola

Como os mangás são publicados no Japão?

As histórias costumam ser publicadas capítulo a capítulo, em almanaques de até 500 páginas (geralmente em papel reciclado), com cerca de 20 séries diferentes e periodicidade semanal ou mensal. Esses bitelões são voltados para meninos (como a Shonen Jump), meninas (como a Nakayoshi, de Sailor Moon), crianças (como Koro-Koro, de Pokémon), ou adultos (como a Weekly Morning, de Vagabond). Depois de lidos, os japoneses costumam jogá-los no lixo. As séries mais populares ganham destaque na capa e nas primeiras páginas. Depois que vários capítulos são publicados, a história é republicada em edições colecionáveis conhecidas como tankohon - o formato no qual a maioria dos mangás saem no Brasil.

Ref.: mundoestranho. abril

Como se produz um mangá?



Primeiro, os editores dos almanaques estudam a preferência dos seus leitores. Afinal, a revista precisa de variedade. Esse retorno é medido por meio de cupons de pesquisa encartados nas revistas. Então, editor e autor definem os rumos da história. Em seguida, se faz uma prévia do roteiro e um rascunho das páginas. Assim que são aprovados, começa a correria. Muitos artistas criam mais de 20 páginas por semana e só conseguem porque contam com vários assistentes, que fazem arte-final, inserem retículas (que dão sombra e volume aos desenhos), cenários e balões.

Em quanto tempo um mangá vira anime?

Não há um padrão. Nas principais revistas, logo que o mangá desponta, é comprado por um canal de TV. Aí, ganha uma série semanal em horário nobre (entre 17 e 19 horas), que pode ter centenas de episódios e gerar muito merchandising. Outra via é quando um estúdio transforma um mangá mais Cult em longa-metragem ou numa série para DVD ou TV (em horários menos concorridos, como a madrugada).E ainda rola o inverso: um anime de sucesso gerar um mangá, como ocorreu com Gundam, o robô gigante mais famoso do Japão.

Obrigada por ler !!