• Tutorial: Colorização básica com o Gimp
  • Nível: Básico
  • Pré-requisitos: Gimp instalado e algum conhecimento sobre softwares de edição de imagem.

Olá pessoal, resolvi criar esse tutorial, com o intuito de poder ensiná-los como colorir páginas de mangas. Busquei ao máximo simplificar a explicação. 

Todo o tutorial será feito no editor de imagens Gimp. Escolhemos ele por o mesmo ser gratuito e ter muitos recursos, mas sinta-se livre para usar o editor de sua preferência. Mas lembre-se que o editor que você for utilizar deve ter suportar trabalhar com camadas, ok?


O tutorial exige, pelo menos, um conhecimento mínimo de utilização de editores de imagem.   Mas não é difícil, basta apenas perseverança e força de vontade. Qualquer dúvida estaremos a disposição. :)


A imagem escolhida é uma das personagens do Hamtaro, a PashminaEu a escolhi por  ela ter um traço simples, o que facilitará o nosso trabalho.
Então, vamos lá!

Agora vamos baixar as imagens que usaremos no tutorial. Clique aqui para baixar.

Abra a imagem "Pashmina para colorir" no Gimp.


Imagem aberta no Gimp
O segundo passo é Duplicar a imagem dessa forma:

Duplicando as camadas
Depois, logo acima da janela onde ficam as abas, acima de opacidade, está selecionado "Normal", mude para "Multiplicar". Isso fará com que todos os pixels brancos do seu desenho fiquem transparentes. Assim a sua camada recém-criada será usada com um contorno para seu desenho. 
Obs.: Sob hipótese alguma deve-se pintar ambas as camadas que possuem nosso desenho. 
Obs.2: Certifique-se de fazer isso, caso contrário você não conseguirá colorir seu desenho.

Selecionando o modo da camada
Para cada parte do personagem, como cabelos, camisa, pele etc., devemos criar uma camada. Isso deixará nosso trabalho mais organizado e facilitará o processo de colorização na hora da edição.

Criando uma nova camada
A camada ficará em cima da imagem duplicada, então a posicione entre a imagem original e a duplicada:

Posicionando a nova camada criada
O modo das camadas devem ser sempre "Multiplicar". Pelo menos neste tutorial usaremos esse modo.
O modo das camadas deve ser "Normal".

Feito isso agora podemos começar o processo de colorização!
Antes disso, é sempre bom verificar se a imagem não está selecionada em (tons de cinza), caso esteja clique em RGB. 

Selecionando o modo de cores da imagem
De um zoom na imagem e selecione o pincel, (para que ele não fique fosco, selecione a terceira opção) assim como mostra a imagem:


Selecionando o pincel

Abra a imagem "pashmina.png". Ela servirá como referência para escolhermos as cores que vamos usar. Vá até a imagem "pashmina.png", que acabamos de abrir, e selecione a cor de cabelo da personagem usando a ferramenta "conta-gotas" (a ferramenta fica ao lado da Lupa).

Adicionando a cor capturada
Usando o pincel, pinte a camada "cabelo" que nós criamos. Não se preocupe se a tintar sair fora dos contornos do personagem.

Começando o processo de colorização
Para limpar, usaremos a borracha. O tamanho do pincel e da borracha pode variar clique em tamanho e o escolha conforme desejar. 
Obs.: caso a borracha apague uma parte não desejada da imagem, selecione novamente o pincel e pinte novamente ou desfaça a sua ação pressionando Ctrl + Z.


Desenho após usarmos a borracha
Observe que criamos varias camadas, uma para cada parte da imagem. Podemos em seguida, colorir o interior das orelhas da personagem e também o seu cachecol. :)

Desenho final colorido 
Quando terminar de colorir, salve seu projeto com Ctrl +  S e exporte a imagem com Ctrl + E. 

E finalmente, temos a nossa primeira colorização!  ^-^

Antes - Depois

É claro que ainda há muitas coisas para fazermos no desenho, como sombreamento, iluminação e etc, mas isso fica para um próximo tutorial. ^-^

É isso pessoal! Espero que tenham gostado. Caso tenham alguma dúvida, deixem um comentário